quarta-feira, 2 de março de 2011

Denúncia

Esta denúncia foi encaminhada à comunidade do Orkut "Movimento Antimanicomial", da qual sou moderadora..
Envio a vocês e peço que divulguem também, vamos tentar ampliar a denúncia e impedir o fechamento de um CAPS de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul..
-----------------------------------------------------------------


Bruna Demantova

Enviado por dapsicoinforma@googlegroups.com.

Certamente vocês já devem estar cientes do assunto relativo à intenção do Município de fechar os CAPS e os RESIDENCIAIS TERAPÊUTICOS existentes em Caxias. Já escolheram local para concentrar toda essa atividade num imenso pavilhão em São Ciro, hoje de propriedade do Grupo Fátima, com quem a Prefeitura está firmando contrato para lá depositar todos os pacientes psiquiátricos. Isso é um retrocesso desumano e inadmissível. É só investigar os progressos obtidos nos CAPS e nos RESIDENCIAIS com pacientes que, segundo os manicômios, não tinham mais nenhuma possibilidade de reversão. Há quem não falava e hoje fala, assim como há pacientes que não andavam, não faziam higiene e não comiam sem assistência e hoje vivem em comunidade e são capazes de realizar sozinhos todas essas tarefas. O procedimento até aqui utilizado pelo binômio CAPS e RESIDENCIAIS TERAPÊUTICOS tem sido muito eficiente e coleciona reversões inacreditáveis. E o que pretende fazer a Prefeitura de Caxias? Reverter tudo isso e tratá-los novamente como gado (passa o problema adiante e os contratados que respondam por tudo...) E o Grupo Fátima? Ficar com toda a verba do SUS destinada a tais pacientes (e os benefícios particulares dos próprios pacientes?), reduzir custos ao extremo e lucrar muito às custas da desgraça alheia, ou não? É só ir até o lugar onde pretendem depositar os pacientes e não precisa de mais nada....

DIVULGUEM esse e-mail, pois amanhã, quinta-feira, haverá audiência pública na Câmara de Vereadores, às 14 horas, e é preciso COMBATER FORTEMENTO ESSE TIPO DE DECISÃO DESUMANA, VERDADEIRAMENTE MONSTRUOSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário